A importância da comunicação na liderança.
O treinador é um líder que visa levar o liderado (atleta, aluno, colaborador) atingir seus objetivos. Para isso é necessário estar preparado, obter competências técnicas e dispor de paciência, disciplina, humildade e respeito, pois o mesmo lida com pessoas em busca de melhoria contínua, explorando o máximo suas habilidades e fazendo uso de seus melhores potenciais.
Como lidamos com pessoas, não basta conhecer e fazer uso da técnica é preciso ir além, é preciso fazer uso das competências sociais, pois essas influenciam tanto a técnica como pessoas e equipes.
Todo líder precisa ver, ouvir e sentir cada um de seus liderados.
Estima-se que o desempenho de um líder, 80% está em suas competências sociais (comportamento) e 20% em suas competências técnicas.
Umas das habilidades comportamentais, fundamental em qualquer liderança é a comunicação. Comunicação é a arte ou efeito de comunicar-se, processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens, trocar e discutir ideias. Logo, comunicar é a capacidade de falar e escutar.
Essa comunicação pode ser verbal, pelos métodos convencionais, onde as pessoas se comunicam através da fala, quanto não Verbal, onde as pessoas se comunicam através de gestos, expressões, olhares e para-linguagem. Podemos entender como para-linguagem, pausas, velocidade da fala, entonação e sons produzidos vocalmente, tudo isso são elementos para linguísticos e através desses elementos podemos perceber as intenções, emoções e motivações.
Estima-se que 70% da comunicação não é verbal e somente 30% é verbal. Imagina um treinador, um líder que não percebe essa comunicação, ele está perdendo grande parte do que é comunicado e está deixando de ouvir o seu liderado (atleta, aluno, colaborador) em 70%, logo de conhecê-lo.
Quando citamos que o líder precisa ver, ouvir e sentir cada um de seus liderados, falamos justamente em Sentimentos, Intenções, Emoções e Motivações, esses são fatores fundamentais para um resultado positivo até porque o líder precisa provocar a motivação de seus liderados e procurar ajustar as ferramentas e técnicas que atendam as necessidades de cada um e a cada dia. Pois é importante que a Liderança seja situacional.
Em uma conversa sobre habilidade de se comunicar com uma professora de ginástica, que tinha em sua academia cerca 300 alunas, ela me disse o seguinte:
“Quando minhas alunas subiam as escadas da academia, pelo pisar eu já sabia quem era e como estava se feliz ou triste”.
Um grande abraço e até a próxima,
Elaine Tavares
Artigo foi publicado pelo site RH Portal.
https://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=o4kflp9rk